terça-feira, 29 de setembro de 2009


Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira, de forma majoritária entre os estudiosos da área.Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.Machado assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando pelo Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Ministério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas.
Muito doente, solitário e triste depois da morte da esposa, Machado de Assis morreu em
29 de setembro de 1908, em sua velha casa no bairro carioca do Cosme Velho. Nem nos últimos dias, aceitou a presença de um padre que lhe tomasse a confissão.
Ruy Barbosa nasceu em 1849, na rua dos Capitães, hoje rua Ruy Barbosa, freguesia da Sé, na cidade do Salvador, na então Província da Bahia. Aos cinco anos, fez seu professor Antônio Gentil Ibirapitanga exclamar: "Este menino de cinco anos de idade é o maior talento que eu já vi. (...) Em quinze dias aprendeu análise gramatical, a distinguir orações e a conjugar todos os verbos regulares."
Em julho de 1922 sucumbe a um grave edema pulmonar, com iminência de morte. Meses depois, em fevereiro de 1923, sofre paralisia bulbar. Ruy diz a seu médico: "Doutor, não há mais nada a fazer". Ao 1º de março de 1923 falece em Petrópolis, à tarde, aos 73 anos de idade tendo como últimas palavras: "Deus, tende compaixão de meus padecimentos".


Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847Salvador, 6 de julho de 1871, com 24 anos) foi um poeta brasileiro. Nasceu na fazenda Cabaceiras, a sete lagunas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, Estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos".
Sua última aparição em púbico foi em 10 de fevereiro de 1871 numa récita beneficente. Morreu às três e meia da tarde, no solar da família no Sodré, Salvador, Bahia, em 6 de Julho de 1871.



Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII.
Nascimento
6 de fevereiro de 1608Lisboa
Morte
18 de Julho de 1697Bahia
Nacionalidade
português
Ocupação
religioso, escritor e orador


Biografia
Nascido em lar humilde, na Rua do Cónego, perto da Sé, em Lisboa, foi o primogénito de quatro filhos de Cristóvão Vieira Ravasco, de origem alentejana cuja mãe era filha de uma mulata ou africana, e de Maria de Azevedo, lisboeta. Cristóvão serviu na Marinha Portuguesa e foi, por dois anos, escrivão da Inquisição. Mudou-se para o Brasil em 1614, para assumir cargo de escrivão em Salvador, mandando vir a família em 1618.
***World* Love* Peace*** Aos Amigos e Amigas os Meus respectivos endereços; (guinnesscorreiabook@oliveira.com, orkut) Participe da Comunidade: “Comunidade Internacional” (guinnesscorreiabook@yahoo.com.br); (guinnesscorreiabookoliveira@gmail.com). (http://guinnescorreiabookoliveira.blogspot.com )








Antônio Francisco Lisboa
O ALEIJADINHO*
1730* - 1814*

De fato, foi em Congonhas, no Santuário Bom Jesus, de Matosinhos, já doente e apartir de 1796, que o Aleijadinho se consagraria dez anos aquela que seria a maior obra de sua vida: os “ Passos da Paixão” (66 monumentais
Estátuas de cedro representando a Paixão de Cristo) e os doze profetas, que “monumental monumentalizam a paisagem” e são uma “Bíblia de pedra sabão, banhanda no “ouro das minas”, conforme Oswaldo de Andrade.
“No Aleijadinho, o ressentimento tomou a expressão de revolta social, de vingança, de sub-raça oprimida*, escreveu em 1936 o sociólogo Gilberto Freyre. E sua escultura, as figuras de “brancos”, senhores e “Capitães Romanos” parecem deformados, menos por devoção a Jesus Cristo e sua raiva de ser mulato e doente, mais por sua revolta contra os dominadores da Colônia”.
Bibliografia:
História do Brasil - Luiz Koshiba - Editora AtualHistória do Brasil - Bóris Fausto – EDUSP



Índios Pataxós


Indivíduo dos pataxós, povo indígena da família lingüística maxacali, tronco macro-jê, habitante dos municípios de Prado, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Pau Brasil, Itaju da Colônia e Itabuna (BA)PA e da Fazenda Guarani, município de Carmésia (MG). Os Pataxós são um povo amistoso, sorridente e recebe muito bem os missionários evangélicos. Apesar de terem sofrido grande influência do catolicismo. Eles buscam a todo o custo preservar sua cultura.No primeiro século da história do Brasil não vieram muitas mulheres européias para cá. Desse modo nossas avós foram todas índias. Provando isso, o Jornal Nacional do dia 18.04.2000 informou que est5udos científicos da UFMG atestaram que os genes formadores do povo brasileiro têm muito mais sangue do índio do que se pensava. Esse estudo revelou os seguintes percentuais genéticos. 39% de europeus, 33% de indígenas e 28% de africanos. Sobrevivendo às guerras de extermínio e ao processo de aculturação que os levaram à beira da extinção, estão hoje integrados à sociedade nacional. (Fotos: Úrsula Bahia)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009



Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;Onde houver ódio, que eu leve o amor;Onde houver discórdia, que eu leve a união;Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;Onde houver erros, que eu leve a verdade;Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;Onde houver desespero, que eu leve a esperança;Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,que ser consolado;Compreender, que ser compreendido;Amar, que ser amado;Pois é dando que se recebe;É perdoando, que se é perdoado;E é morrendo que se vive para a vida eterna.

sábado, 19 de setembro de 2009

Paz, Big Paz!

Give Peace A Chance
Two, one two three four
Give Peace a Chance (Dê Uma Chance A Paz)
Ev'rybody's talking about
Bagism, Shagism, Dragism, Madism, Ragism, Tagism
This-ism, that-ism, is-m, is-m, is-m.
All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance
C'mon
Todos estão falando sobre
Ev'rybody's talking about Ministers,
Bagismo, Shaguismo, Draguismo, Madismo, Ragismo, Tagismo
Sinisters, Banisters and canisters
Esse ismo, ismo, ismo
Bishops and Fishops and Rabbis and Pop eyes,
Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz
And bye bye, bye byes.
All we are saying is give peace a chance
Todos estão falando sobre
All we are saying is give peace a chance
Ministro, Sinistro, Corrimãos e Latas,
Bispos, Peixes, Coelhos, Olhos Abertos, Bye, bye
Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz
Let me tell you now
Todos estão falando sobre
Ev'rybody's talking about
Revolução, Evolução, Masturbação, Flagelação, Regulação,
Revolution, evolution, masturbation,
Integrações, mediações, nações unidas, - parabéns
flagellation, regulation, integrations,
Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz
meditations, United Nations,
Congratulations.
All we are saying is give peace a chance
Todos estão falando sobre
All we are saying is give peace a chance
John e Yoko, Timmy Leary, Rosemary,
Tommy Smothers, Bobby Dylan, Tommy Cooper,
Derek Taylor, Norman Mailer, Alan Ginsberg, Hare Krishna
Hare Hare Krishna
Tudo o que dizemos é dê uma chance a paz
Ev'rybody's talking about
John and Yoko, Timmy Leary, Rosemary,
Tommy Smothers, Bobby Dylan, Tommy Cooper,
Derek Taylor, Norman Mailer,
Alan Ginsberg, Hare Krishna,
Hare, Hare Krishna
All we are saying is give peace a chance
All we are saying is give peace a chance
etc.

INFINITO: CELESTIAL!!!

ImagineJohn Lennon
Imagine there's no heaven,It's easy if you try,No hell below us,Above us only sky,Imagine all the peopleliving for today...
Imagine there's no countries,It isnt hard to do,Nothing to kill or die for,No religion too,Imagine all the peopleliving life in peace...
Imagine no possessions,I wonder if you can,No need for greed or hunger,A brotherhood of men,imagine all the peopleSharing all the world...
You may say I'm a dreamer,but Im not the only one,I hope some day you'll join us,And the world will live as one
Imagine que não exista nenhum paraíso,É fácil se você tentar.Nenhum inferno abaixo de nós,Sobre nós apenas o firmamento.Imagine todas as pessoasVivendo pelo hoje...
Imagine que não exista nenhum país,Não é difícil de fazer.Nada porque matar ou porque morrer,Nenhuma religião também.Imagine todas as pessoasVivendo a vida em paz...
Imagine nenhuma propriedade,Eu me pergunto se você consegue.Nenhuma necessidade de ganância ou fome,Uma fraternidade de homens.Imagine todas as pessoasCompartilhando o mundo todo.
Você talvez diga que sou um sonhador,Mas eu não o único.Eu espero que algum dia você junte-se a nós, E o mundo viverá como um único.

Obrigado Senhor: A Guerra Acabou!!!




Happy Xmas (War Is Over)
Feliz Natal (A Guerra Acabou)

So this is christmas
Então é natal
And what have you done
E o que você tem feito?
Another year over
Um outro ano se foi
And new one just begun
E um novo apenas começa
E então é natal
Espero que tenhas alegria
O próximo e querido
O velho e o Jovem
And so this is christmas
Um alegre Natal
I hope you have fun
E um feliz ano novo
The near and the dear one
Vamos esperar que seja um bom ano
The older and the young
Sem sofrimento
A very merry christmas
E então é natal
And a happy new year
Para o fraco e para o forte
Let's hope it's a good one
Para o rico e para o pobre
Without any fear
O mundo é tão errado
E então feliz natal
Para o negro e para o branco
Para o amarelo e para o vermelho
Vamos parar com todas as lutas
And so this is christmas (war is over...)
Um alegra Natal
For weak and for strong (...if you want it)
E um feliz ano Novo
The rich and the poor one
Vamos esperar que seja um bom ano
The world is so wrong
Sem sofrimento
And so happy christmas
E então é Natal
For black and for white
E o que você fez?
For the yellow and red one
Um outro ano se foi
Let's stop all the fight
E um novo apenas começa
E então feliz Natal
Esperamos que tenhas alegria
O próximo e querido
E velho e o Jovem
A very merry christmas
Um alegre Natal
And a happy new year
E um feliz ano novo
Lets hope it's a good one
Vamos esperar que seja um bom ano
Without any fear
Sem sofrimento
A guerra acabou , se você quiser
A guerra acabou agora
And so this is christmas
Feliz Natal.
And what have we done
Another year over
And new one just begun...
And so happy christmas
We hope you have fun
The near and the dear one
The older and the young
A very merry christmas
And a happy new year
Let's hope it's a good one
Without any fear
War is over - if you want it
War is over - if you want it
War is over - if you want it
War is over - if you want it

Pantanal*MS, a 8ª Maravilha do Mundo, 250* mil km2!!!